APLICAÇÃO

Este Código de ética deverá possuir a observância e deverá ser praticado por todos os funcionários do Grupo, sem exceção, incluindo acionistas, membros da diretoria, colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais.


PRINCÍPIOS ÉTICOS

Adotamos como conceito de Princípio Ético o ponto de partida para avaliação e reflexão sobre a vida moral,  com respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir.

A saber para a sua clareza de aplicação:

I. Dignidade Humana e Respeito às Pessoas : Garantimos a valorização da vida, respeitando a integridade física e moral, bem como os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e proteção de dados, de todas as pessoas, as diferenças individuais e a diversidade dos grupos sociais, com igualdade, equidade e justiça.

II. Integridade: Honestidade e probidade na realização das suas atividades profissionais, dos compromissos assumidos, com coerência entre discurso e prática, repudiando toda forma de fraude, mantendo sempre o compromisso fundamental com a verdade dos fatos, se pautando pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação com postura ativa diante de situações que não estejam de acordo com os princípios éticos assumidos. 

III Legalidade: Todos os funcionários deverão respeito à legislação nacional, bem como os princípios constitucionais brasileiros.

IV. Profissionalismo: É esperado de todos os funcionários desempenho profissional íntegro, com responsabilidade e zelo, baseado em valores sociais, lealdade e respeito mútuo, comprometido com a busca de excelência operacional.


CÓDIGOS

1) O Grupo defende a democracia, a economia de livre iniciativa e de mercado e um Estado responsável pelo país economicamente sustentável e voltado para oferecer um ambiente socialmente justo.

2) O Grupo irá dispender todos os seus esforços visando garantir o respeito, a dignidade dos colaboradores e proíbe terminantemente qualquer forma de abuso, preconceito ou discriminação, seja moral,sexual ou de outro tipo entre os seus funcionários e destes para terceiros no ambiente de trabalho.

3) O Grupo garante que os seus critérios para produção e distribuição de conteúdos jornalísticos deverão, sempre, estar voltados para o interesse do público a que se destinam

4) O Grupo se sente responsável por acolher todas as tendências, com exceção daquelas que defendam a violência como meio para alcançar um fim. Os jornalistas são responsáveis  pela rejeição de opiniões contendo insultos, xenofobia, racismo, homofobia, calúnia ou que causem dano à dignidade pessoal, à honra, à imagem ou à privacidade e condena editorialmente todo estereótipo racial, religioso, étnico e sexual.

5) O Grupo irá sempre garantir a todos os setores minoritários a possibilidade da manifestação de suas opiniões assim como a defesa dos seus direitos.

6) O Grupo buscará contribuir pela promoção do desenvolvimento humano, político, econômico, social e cultural do Brasil, dando coesão à sociedade civil.

7) O Grupo não aceita situações em que possa ocorrer a interpretação de conflito de interesses onde possam influenciar os colaboradores em suas tomadas de decisões profissionais

8) O Grupo defende conceitualmente os direitos e as liberdades individuais, o pluralismo democrático e a identidade sócio-cultural do Brasil.

Você viu?

9) O Grupo irá buscar todos os esforços para garantir o respeito, a dignidade dos seus colaboradores e proíbe qualquer forma de abuso, preconceito ou discriminação, seja moral, sexual ou de outro tipo. Na interação entre os seus colaboradores, os mesmos não devem fazer piadas, comentários depreciativos ou criar apelidos com qualquer referência a etnia, cor, idade, orientação sexual, religião, estado civil, lugar de origem ou condição física e mental.

10) O Grupo buscará sempre, processar e difundir informação com rigorosa obediência às exigências profissionais e éticas.

11) O Grupo garante que deverá buscar abrir espaço a todos os lados envolvidos no assunto, sem qualquer preconceito, favorecimento ou perseguição.

12) O Grupo fomentará o debate dos assuntos públicos defendendo o pluralismo e a diversidade de opiniões. 

13) O Grupo recusará sempre a veiculação de teses que neguem a liberdade, atentem contra a dignidade da pessoa humana ou agridam os princípios da ética informativa definidos neste documento.

14) O Grupo defende a concorrência leal e repudia qualquer prática ilegal ou forma de corrupção e extorsão.

15) O Grupo garante que nenhuma pessoa poderá ser identificada por orientação sexual, raça, religião, origem étnica, deficiência física ou mental, a menos que seja fator relevante para a compreensão da informação

16) O Grupo subscreve também os princípios éticos regulados pela ANJ ( Associação Nacional de Jornais), a saber:

1. Manter sua independência.

2. Sustentar a liberdade de expressão, o funcionamento sem restrições à imprensa e o livre exercício da profissão.

3. Apurar e publicar a verdade dos fatos de interesse público, não admitindo que sobre eles prevaleçam quaisquer interesses.

4. Defender os direitos do ser humano, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa.

5. Assegurar o acesso de seus leitores às diferentes versões dos fatos e às diversas tendências de opinião da sociedade.

6. Garantir a publicação de contestações objetivas das pessoas ou organizações acusadas, em suas páginas, de atos ilícitos ou comportamentos condenáveis.

7. Preservar o sigilo de suas fontes.

8. Respeitar o direito de cada indivíduo à sua privacidade, salvo quando esse direito constituir obstáculo à informação de interesse público.

9. Diferenciar, de forma identificável pelo leitor, material editorial e material publicitário.

10. Corrigir erros que tenham sido cometidos em suas edições.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!